Novas formas de morar: Mini Casas

Estamos em crise econômica e, principalmente, ambiental, o que nos faz buscar novas formas de conduzir a vida, e o morar também é impactado neste processo. Ambientes confortáveis, aconchegantes, revigorantes, que não custem uma vida inteira de trabalho, ou abusem dos recursos naturais do planeta; esses são os pré-requisitos para as moradias da sociedade atual.

Esta demanda vem acompanhada de uma série de mudanças na maneira como as pessoas vêm e se relacionam com suas residências e cidades. Com isso, algumas novas formas de morar estão ganhando destaque no Brasil e no mundo. Para conhecer e refletir um pouco sobre elas, teremos uma série de posts sobre algumas dessas possibilidades!

Para abrir a nossa série “Novas formas de morar”, vamos falar um pouco sobre as mini casas. Com estruturas pequenas que vão de 10 a 40 metros quadrados, na maioria das vezes pré-fabricadas e com muita tecnologia de sustentabilidade ambiental, as mini casas já são uma forte tendência nos EUA e começam a ganhar adeptos no Brasil.

FOTO 01

fotos by Pinterest

Estas construções são indicadas para pessoas que moram sozinhas, casais que não pretendem expandir a família, ou simplesmente pessoas que querem ser mais “livres” e viver com mais praticidade, usando somente o necessário. Mas, morar em espaços pequenos não é uma tarefa tão simples, exige um apurado senso de organização e um design bem elaborado, já que cada centímetro deve ser utilizado com maestria. Funcionalidade aqui é palavra de ordem, se o móvel ou objeto não tem função, não entra neste tipo de design.

fotos by Pinterest

Além do uso como primeira residência, as mini casas pré-fabricadas também surgem como uma prática e econômica solução para casas de hóspedes, home offices, estúdios, residência do caseiro, cabana de hotel ou unidade de locação.

Se você se interessou por esse conceito, mas não sabe se conseguiria se adaptar muito bem, é possível experimentar o modelo hospedando-se em mini casas em alguns destinos turísticos pelo mundo. O pessoal do Catraca Livre fez uma matéria com algumas dicas bem legais, veja aqui. Outra opção no Brasil é ficar em mini casas no litoral do RS, conheça aqui.

fotos by Catraca Livre

Essa tendência mundial chegou para ficar, e como estamos na era da diversidade, tem projeto de mini casa para todos os gostos e estilos! Veja essa seleção de imagens inspiradoras para te mostrar que apesar de serem espaços pequenos, o céu é o limite para a criatividade neste tipo de projeto!

fotos by Pinterest

E você, moraria em uma mini casa? Conte-nos um pouco do que acha sobre o tema!

Nos próximos posts da série “Novas formas de morar” falaremos sobre Casas Containers e Cohousing/Coliving, acompanhe!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s