Novas formas de morar: Casa Container

E ai, gostou do post sobre Mini Casas? Está repensando a sua forma de morar?

Apesar do pequeno atraso, segue nossa série “Novas formas de morar”, desta vez falaremos sobre Casas Containers.

Segundo o dicionário, um container não passa de uma “volumosa caixa de embalagem para transporte, a longa distância (sobretudo por via marítima), de variadas mercadorias, um cofre de carga”. Mas, quando arquitetos e designers talentosos unem-se a clientes ousados, é possível construir espaços dos mais variados estilos e dimensões.

FOTO 01
fotos by Pinterest

Mas você pode pensar, é preciso gostar do estilo industrial e despojado para ter uma casa container; não, nada disso!!!! É possível usar a estrutura do container para fazer a base da construção, e com os acabamentos adequados, dar ao projeto o estilo que você desejar. Existem verdadeiras mansões feitas com container, desde as mais aconchegantes, luxuosas, sustentáveis, minimalista até as mais despojadas.

fotos by Pinterest

Mas e porque ter uma casa container!? Primeiro porque a construção com containers pode ser até 35% mais barata e até 5 vezes mais rápida que a construção convencional. Segundo porque são flexíveis, a qualquer momento você pode aumentar o seu espaço sem grandes reformas. E terceiro porque é sustentável. Trata-se de uma construção limpa, com alto potencial para reuso de água, telhado verde, placa de energia, e demais funções eco-friendly.

As medidas dos containers são padronizadas, existem dois tamanhos principais: o container de 40 pés (12m de comprimento x 2,45m de largura), e o de 20 pés (6m de comprimento x 3,45m de largura), o pé-direito (altura) costuma variar de 2,60 a 2,90m. Com estruturas metálicas rígidas, porém leves, são elementos modulares, podendo ser empilhados em até 12 unidades.

Além de casas, é possível usar os containers para fazer stands, lojas, escritórios, bares, ou seja, qualquer edificação comum pode ser construída com uma base container. Febre em vários países, nos EUA as construções containers chegam a ocupar áreas de 6 mil m².

fotos by Pinterest

Apesar das grandes vantagens, é importante ficar atento para o fato de que o sucesso de uma casa de container depende de um bom projeto. Mesmo com preços mais acessíveis, dependendo da complexidade do projeto, o barato pode sair caro. Para transformar o container em uma residência, é necessário contratar mão de obra especializada e projetos focados nesse tipo de construção, o que, dependendo da região, pode gerar um custo não compensador.

Portanto, se você quer construir uma casa container, fique atento a essas 5 dicas importantes:
1.    O seu terreno tem que ter um tamanho mínimo de 6m ou 12m (largura ou comprimento), dependendo do container base que vai utilizar. É importante que este terreno tenha localização de fácil acesso, pois o container vai ser entregue inteiro na sua obra.
2.    No Brasil, não há um modelo de financiamento especifico para este tipo de construção e o modelo comum não pode ser usado para este fim. Por isso, encare este projeto com recurso próprio.
3.    Contrate um arquiteto/engenheiro especializado, pois, para garantir uma obra econômica e dentro das normas, é preciso planejar todos os detalhes técnicos com o máximo de cautela. O custo do projeto é um investimento que vai te salvar de muita dor de cabeça e gastos extras.
4.    Faça orçamento com pelo menos 3 empresas especializadas neste tipo de construção, pois como é um mercado relativamente novo, as variações de preço ainda são muito altas. No blog “Minha casa container” você pode encontrar uma lista de empresas desse setor, lá eles fazem um relato bem transparente dos benefícios e angustias de construir uma casa container. (http://minhacasacontainer.com/2014/04/14/lista-de-empresas-que-vendemtransformam-containers-em-habitacoes/)
5.    Por último, mas não menos importante, deixe sua imaginação fluir. É uma caixa, mas você deve pensar totalmente fora da caixa. Com pesquisa e boa vontade, tudo é possível!

E ai, já pensou em morar em uma Casa Container? Já mora? Compartilhe aqui a sua experiência!

Calma que não acabou, logo logo um post sobre Coliving/Cohousing para fechar a nossa série “Novas formas de morar”, acompanhe!!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s