Iluminação, o tempero ideal para uma decor cheia de vida!

Você já se pegou naquela situação em que você olha para sua casa, sabe que fez boas escolhas de decoração, mas o ambiente ainda não está te trazendo aquela tão sonhada sensação de aconchego e prazer! O problema pode ser a falta de iluminação adequada!

Dar a luz é dar a vida, por isso um projeto de arquitetura e/ou design de interiores sem luz, é uma obra sem vida! Além de cumprir o importante papel funcional de garantir o pleno uso do ambiente na ausência da luz natural, a iluminação pode oferecer um diferenciado valor estético à sua decor.

fotos via Houzz

Mas como fazer isso? Por onde começar? O que levar em consideração? Calma, o projeto de iluminação pode ser desafiador sim, mas não é nenhum “bicho papão”. Para desenhar a luz de um cômodo, é importante observar esses 4 tipos de iluminação:

  1. Geral: Uma iluminação extremamente funcional, que atua em todo o espaço. Comumente é posicionada de maneira central, no teto do cômodo.
  2. Ambiental: menos funcional e mais decorativa, utilizada para criar o clima do local. Não é suficiente para iluminar o ambiente por completo.
  3. Pontual: sua função é iluminar uma área de trabalho ou atividade específica, deve ser uma luz clara e direta. Podem ser aplicadas através de luminárias de piso, de mesa, guias com braços móveis ou pendentes.
  4. Decorativa: luz direcionada, usada para destacar objetos da decoração como quadros e obras de arte, por exemplo.

É imprescindível que cada espaço da sua casa contemple, pelo menos, os 2 primeiros tipos de iluminação, mas sempre que possível, tente considerar os 4. Com isso em mente, é a hora de extrapolar os conceitos, exercitar a sua criatividade e usar a luz como um atributo de enriquecimento estético no seu projeto. Veja alguns exemplos ousados que separamos para te inspirar.

fotos via Pinterest

E ai, gostou do nosso conteúdo? Ficou inspirado para dar aquele toque de luz que vai encher a sua decor de vida? Deixe aqui o seu comentário, opinião, crítica ou história!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s