Decoração para workplaces, uma ferramenta de produtividade e bem estar

O ambiente é uma variável importante no comportamento das pessoas, e no espaço de trabalho isso não é diferente. Psicólogos e pesquisadores demonstram, em estudos e pesquisas, que a maneira como um escritório é planejado e decorado por trazer impacto significativo na produtividade, eficiência e bem-estar dos colaboradores.

O conceito de espaços abertos e integrados, largamente difundido, traz funcionalidade, economia e é ótimo para cooperação e comunicação, mas não funciona para todas as pessoas e/ou atividades. Alguns trabalhos e pessoas precisam de mais concentração para garantir bons resultados, por isso é importante ter a diversidade em mente quando desenvolver um projeto de workplace.

Um ambiente decorado pode estimular diversos sentimentos, inclusive motivar e tirar as pessoas do tédio das paredes brancas. Pensando nisso, desenvolvemos um TOP 10 Dicas, para você ficar atento ao desenvolver o projeto de decoração do seu workplace:

  1. Iluminação: sempre que possível favoreça o uso de luz natural. Acomode as pessoas perto de janelas, instale claraboias, faça espaços para breves reuniões em ambientes externos.
  2. Layout: muito cuidado na distribuição dos móveis no seu workplace. É importante respeitar os espaços mínimos de circulação e deixar áreas livres para convivência e interação.
  3. Paredes: se seu espaço tem muitas paredes sem entrada de luz, tenha cuidado com a sensação de clausura. Deixe ao menos 2m de espaço entre essas paredes e as pessoas, e faça um layout que garanta certa privacidade para as estações de trabalho.
  4. Móveis: aposte em um mix entre mesas coletivas e espaços privativos, assim as pessoas podem se acomodar conforme suas necessidades. Uma boa opção é ter pequenos casulos espalhados pelo espaço aberto, onde as pessoas podem fazer breves reuniões, ou desenvolver trabalhos que precisam de mais concentração.
  5. Ergonomia: o conforto utilitário das cadeiras e mesas é fundamental. As pessoas trabalham cerca de 8h por dia, 5 dias por semana, 11 meses por ano, o que pode chegar à 1.760h de trabalho no ano, na maior parte do tempo sentadas. Portanto não economize no conforto das cadeiras, isso pode trazer um impacto significativo para a produtividade.
  6. Acústica: um ambiente com acústica ruim, causa desconforto e dificulta a concentração. Invista em um revestimento de teto e piso que favoreçam o controle acústico do espaço.
  7. Organização: espaços organizados, com áreas de armazenamento bem definidas trazem muito mais praticidade para a rotina diária do trabalho. Livre-se do excesso, pesquise formas inteligentes de armazenagem, faça mutirões de organização e eleja uma rotina de revisão e manutenção. Se você é um bagunceiro nato, contrate uma organizer para fazer um projeto sob medida para o seu workplace, garanto que vale o investimento.
  8. Arte: um pouco de arte nas paredes vai promover um ambiente mais criativo e inovador, trazendo mais inspiração para você e sua equipe.
  9. Natureza: traga a natureza para dentro. Aposte em plantas em vasos, jardins verticais e arranjos florais, isso vai melhorar a qualidade do ar no espaço, trazendo bem-estar instantâneo.
  10. Humanização: por último, mas não menos importante, lembre-se que uma empresa é feita de pessoas, e o quanto mais à vontade elas estiverem, mais envolvidas e engajadas estarão. Deixe um espaço nas áreas comuns, e/ou estações de trabalho onde as pessoas possam interagir e personalizar a decoração ao seu modo. A apropriação do espaço é um importante fator para o pleno desenvolvimento de sua função.
fotos by Pinterest

E o seu espaço de trabalho, está usando a decoração como aliada da produtividade e inovação!? Não!!! ☹ Então dá uma olhada no nosso instagram (@acasaesuadecor) que toda terça temos posts dedicados a esse tema! Nas hashtags #workplacedecor #tercadoworkplace você vai encontrar um universo de inspiração para mudar essa realidade!

Gostou do conteúdo!? Deixe aqui seu comentário, história, critica ou sugestão que será um prazer conversar mais sobre esse tema com vocês!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s